quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

OBI: O que é o Índice de Transparência Orçamental





Hoje são lançados, a nível mundial, "os resultados do Open Budget Survey (OBS), que resulta num índice de transparência orçamental (OBI) que compara 100 países de todos os continentes, e diversos níveis de desenvolvimento, com uma metodologia comum. Em Portugal, uma equipa de investigadores associados ao Instituto de Políticas Públicas (em constituição) foi responsável pela implementação deste relatório.[1]
O índice é realizado por equipas de peritos independentes em cada país através de um questionário de 125 questões e é organizado pela ONG International Budget Partnership
"O relatório relativo a Portugal foi elaborado por Paulo Trigo Pereira (ISEG), Marina Costa Lobo (ICS) e Ana Margarida Craveiro (ICS), investigadores na área das finanças públicas e da ciência política. As respostas foram sujeitas a um processo de referee anónimo e ainda ao contraditório por parte do governo.
Portugal obteve uma pontuação de 62 pontos, melhorando ligeiramente relativamente a 2010. Está praticamente na mesma situação que Itália e Espanha, mas apresenta um dos piores resultados da Europa Ocidental e EUA."
Ao longo do dia serão publicadas mais informações sobre a transparência do nosso orçamento.

Sem transparência não há credibilidade.




[1] O Instituto de Políticas Públicas – Thomas Jefferson- Correia da Serra, da qual fazem parte entre outros os investigadores Paulo Trigo Pereira (ISEG-UTL) e Marina Costa Lobo (ICS-UL), visa contribuir para a melhoria da elaboração e escrutínio das políticas públicas em Portugal.

1 comentário:

  1. Curiosamente não encontrei informação sobre a Holanda. Será que não entra no estudo?

    ResponderEliminar