quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Três novos museus em Lisboa separados por meia dúzia de metros


Lisboa prepara-se para receber mais um museu. Desta vez é o “Museu do Judiciário” que acaba de ser anunciado pela ministra da Justiça. Ficará instalado no antigo Tribunal da Boa Hora, que volta para a esfera do Estado central após um negócio de 6,5 milhões de euros. Mais um espaço “cultural” na capital, a poucos metros de outro museu que está prestes a ser inaugurado. Trata-se do Museu do Dinheiro, da responsabilidade do Banco de Portugal – uma presença assídua neste blogue.
No livro Má Despesa Pública revelamos outro caso curioso: o do Museu da Educação, previsto para ficar também a poucos metros do Tribunal da Boa Hora (Chiado). Estamos, portanto, a falar de três novos museus em Lisboa, pagos com dinheiros públicos, a pouco mais de 50 metros de distância entre si.

Aqui segue um excerto do livro Má Despesa Pública, onde explica a génese do tal Museu da Educação: “A Parque Escolar pagou umas obras de recuperação do Palácio Valadares (antiga escola Veiga Beirão), em Lisboa. (…) Apesar da intervenção da Parque Escolar, o edifício não alberga nenhum estabelecimento de ensino. Então, para que serviram as obras? Para receber a exposição Educar – Educação Para Todos, integrada nas Comemorações do Centenário da República. Só a instalação dos conteúdos da exposição dedicada à Primeira República, paga pela Parque Escolar, custou 161 746 euros. Agora, com a obra feita, qual o destino a dar ao edifício? Apesar de nunca se ter ouvido nenhum ministro da tutela falar sobre o assunto, a Parque Escolar parece ter tomado a dianteira. Por 23 850 euros, adjudicou no final de 2010 a «prestação de serviços de assessoria para elaboração de um plano de negócios para o desenvolvimento do Museu da Educação, no âmbito do projecto de restauro e reabilitação do Palácio Valadares». Terá (mais) este estudo ficado na gaveta?”

2 comentários:

  1. para lutar contra estes disparates, proponho e faco referencia a sites como MAP para tentar que estes eleitores que herdamos abram os olhos- com um ja vejo qualquer coisa de modo que nao percamos a esperanca

    ResponderEliminar