terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

As impressoras das Águas Públicas do Alentejo


Um leitor do Má Despesa explica como é que a Águas Públicas do Alentejo podia ter poupado alguns milhares de euros. Esta empresa pagou pelo aluguer de três impressoras (duas Xerox 7120 e uma 3550 MFP) 22.108 euros.
Ora, como refere o leitor, o modelo 7120 custa 6.057 euros, pelo que as duas unidades em questão, custariam, por aquisição 12.114 euros. O outro modelo, o 3550 MFP, não consta no site português da Xerox, mas segundo o site internacional ficaria nos 1.099 dólares (821 euros).
“Assim temos um valor estimado de aquisição de 6057 + 6057 + 820 = 12934 + IVA 23% = 15.908 euros. Ou seja, teria ficado 6.200 euros mais barata a aquisição do que o aluguer, aluguer aliás que não se sabe por quanto tempo será”, escreve o leitor, apontando para essa omissão no ajuste directo.

Quer partilhar alguma despesa pública estranha? Escreva-nos para madespesapublica@gmail.com 

9 comentários:

  1. Essas impressoras só devem aceitar um papel de qualidade, gênero Renova(passando a publicidade)...

    ResponderEliminar
  2. Só falta saber se, os tonners (quantidade), papel (quantidade), garantia in site.... estão dentro do valor.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se é o caso, mas em a alugueres deste tipo normalmente incluem consumíveis (papel, towners, manutenções).

    Não sabendo o tempo de aluguer até pode sair em conta.

    ResponderEliminar
  4. Falar por falar dá nisto. Os alugueres incluem consumiveis e manutenção.
    Mas já algum dos srs. que fazem este blog fez aquisições?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, para a próxima não se esqueça de participar na publicação dos dados do contrato de forma a todos termos a informação completa, tal como a lei exige, mas, pelos vistos, apenas acessível a alguns.

      Eliminar
    2. O aluguer operacional (vulgo outsourcing) de fotocopiadoras normalmente inclui estes serviços. Achar que isso é um elementos que se devia publicar na base revela, mais uma vez, amadorismo e ignorância das obrigações de transparência e publicidade dos contratos públicos, e levaria a que os serviços do Estado contratasse centenas de milhares de pessoas só para prestar essa informação.
      Ficaria melhor recolhecer o erro e remediá-lo, dizendo que a empresa Aguás Públicas do Alentejo não procedeu mal e defendeu os interesses que presidiram à sua criação, em vez de deixar a suspeição no ar e ainda ter a lata de mandar bocas.
      É por casos como este que este site nunca vai poder ser credivel, que não para o Correio da Manhã.

      Eliminar
  5. Parcee-me uma valor completamente barato para um contracto de 4 anos.

    ResponderEliminar
  6. Sim: contratos de aluguer implicam disponibilização de consumíveis e assistência técnica:
    Não: O papel não está incluído.
    Talvez: Pode ou não ser vantajoso o aluguer em detrimento da compra. Teria que saber-se o preço dos consumíveis, média dos valores das reparações e preço por cópia negociado.

    ResponderEliminar
  7. e teria de saber-se se a instituição tinha disponíveis os tais 15908€ para pagar a pronto sem comprometer o seu futuro e o pagamento de salários aos funcionários. Vamos assumir q os autores do blog quiseram ter um tecto para eles em vez de arrendar ou recorrer à banca pagaram a pronto e assim ficou tudo transparente

    ResponderEliminar