quarta-feira, 3 de julho de 2013

As exemplares medalhas da Força Aérea

O Estado Maior da Força Aérea acaba de abrir um concurso público no valor de quase 61 mil euros para adquirir medalhas. A grande fatia deste valor vai para as medalhas de comportamento exemplar. Conheça em pormenor os valores para cada tipo de medalhas:

  • Aquisição de Medalhas de Mérito Militar: 15.426.00 EUR
  • Aquisição de Medalhas de Mérito Aeronáutico: 1.214.40 EUR
  • Aquisição de Medalhas de Comportamento Exemplar: 43.747.20 EUR
  • Ordem Militar de Avis: 450.00 EUR

7 comentários:

  1. Pois... defacto os senhores militares são umas "coisas" do além, quando estive na força aérea a cumprir serviço militar obrigatório (hospital da força aérea em Lisboa) bem vi... ali estava bem patente o que há de mais nefasto e endémico na sociedade portuguesa. Na cozinha, o sargento "orientava-se"... nas oficinas "todos se orientavam" e, quando chegava o fim do ano, o dinheiro que sobrava era gasto de forma criminosa pelas chefias evitando assim que a verba do próximo ano viesse em menor quantidade. Portugal, covil de amadores e ladrões...

    ResponderEliminar
  2. Não é má despesa. Nas FA o mérito é reconhecido (como seria bom que o mesmo acontecesse nas empresas privadas) recorrendo desde a menção escrita( louvor) até à condecoração. O stock adquirido dará para muito tempo porque nas FA não se distribuem condecorações para pagar favores, em resultado de influência ou simplesmente para animar cerimónias pífias. Entendidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo ou amiga.
      Ainda bem que estamos perante uma pessoa aparentemente bem informada e interessada pela despesa pública e pelo menos consciente das boas e más despesas na nossa sociedade, diga-se, dos nossos governantes. Fico a aguardar para ver um comentário seu, sobre o tema dos " AVIÕES PARA COMBATE A INCÊNDIOS", que se encontram (ou encontravam na BA6, Montijo), e toda a panóplia de peças sobressalentes que vieram incluídas na aquisição das aeronaves. Qual o benefício da Sociedade? Qual o benefício da Força Aérea, que deverá servir o país? Gostava de o ver a ter a iniciativa de lançar o desafio de se fazer a INVENTARIAÇÃO, dos negócios das Forças Armadas e nomeadamente da Força Aérea, com comentários classificativos e justificados, de bons e maus negócios.
      As medalhas das pessoas honestas e conscientes, são a sua própria consciência de servir a sociedade e de a deixar melhor do que a encontrou! Isto sim, deveria ser a medalha que cada um de nós deveria almejar. Ainda o havemos de ver a arrastar-se com o peso das medalhas!

      Eliminar
    2. Espero que um dia esteja em alto mar aflito e que seja resgatado com sucesso,pela Força Aérea Portuguesa, talvez nessa altura sinta na pele o trabalho que a Força Aérea faz em prol da sociedade civil. Para além desse tipo de missões a Força Aérea tem papel fundamental no bem estar de muitos cidadãos, que o digam os Açorianos e os Madeirenses com as inúmeras evacuações efetuadas entre ilhas. Já agora que falou nas MAF, a Força Aérea deixou de ter esta missão por decisão politica, esta decisão levou a que o papel bem desempenhado pela FAP fosse parar á mão de empresas privadas criadas por "Jotas" ou por amigos de políticos. Noto em si alguma azia ou alguma deformação psicológica, mas pode estar certo que a razão da despesa publica não é culpa das instituições militares, provavelmente essa excesso de despesa publica advém de decisões politicas, em que algumas delas noutros países, em que a constituição permite, seriam consideradas criminosas.

      Eliminar
  3. "Nas FA não se distribuem condecorações para pagar favores."
    Desculpe a minha frontalidade mas o meu amigo ou é um daqueles apoiantes indefectíveis das FA que nunca conseguiu entrar e mantém uma visão idealista da coisa ou então anda muitíssimo mal informado. Não só se distribuem para pagar favores como há até mesmo "plafonds" de louvores para serem atribuidos sempre que há uma rendição de comandante. A treta (texto do louvor" é copy paste mas a sua atribuição ajuda os "escovas" ou "caça-louvores" nas promoções futuras. E para não denegrir mais a instituição fico-me por aqui, porque já há contributos suficientes (comentário das 17:10h). Cumprimentos ao MDP e continuem. Por mim tenho tentado acabar com certos vicios com que me deparo diariamente e isso é tanmbém fruto da vossa influência. Chegará o dia em que seremos muitos e aí, a mudança começará.

    ResponderEliminar
  4. Temos mais generais do que quando o País suportava várias frentes de guerra.
    Temos menos soldados do que tínhamos nesse tempo.
    Temos mais medalhados do que tínhamos nesse tempo.
    Temos gente a orientar-se dentro das FA - como muito bem referiu um comentador em cima, eu vi o mesmo em Queluz no Exército.
    Não é má despesa? Haja decoro.
    AM

    ResponderEliminar
  5. Talvez as condecorações ainda sejam para aquelas manobras aéreas com caças, salvo erro F16, que o ministro de então, Santos Silva, justificou como treino para operações humanitárias. Com bombardeio? ridículo. Os ministros deste governo são iguais basta ver os cruzeiros, desculpem , manobras de saída e reentrada no Tejo, da nossa marinha, que nunca esteve pronta para proteger os nossos navios de pesca na Terra Nova, etc.

    ResponderEliminar