sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O buraco da dívida em Braga




O município de Braga tem uma dívida de 10 milhões de euros ao ano. “Não só por via do endividamento que contraiu para a construção do novo estádio, mas mais recentemente por via das parceiras público-privadas”, disse em entrevista ao Público o novo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio. Por mês para as PPP vão 500 mil euros. Depois, há ainda processos em tribunal que podem fazer aumentar os custos da dívida “com o arquitecto do estádio municipal [Eduardo Souto Moura] e com o consórcio que o construiu, que invoca uma despesa adicional na ordem dos sete milhões de euros. Na construção do túnel da Avenida da Liberdade também há um processo pendente por trabalhos a mais na ordem de um milhão de euros”, acrescentou.
Já no livro “Má Despesa Pública nas Autarquias”, à venda em todo o país, relatamos vários problemas de má gestão em Braga: os oito milhões de euros que a Câmara gastou na construção de uma Piscina Olímpica, que não vai abrir; o estádio que custou 121 milhões de euros e que foi cedido ao Sporting Clube de Braga, por 30 anos e uma renda anual de 6 mil euros; o contrato com a AXA, que assume o naming do estádio, mas cuja receita vai para o clube e não para a autarquia; e a incrível PPP para a construção de relvados sintéticos que tinha já dívidas de 43,5 milhões de euros (2011).

3 comentários:

  1. E ninguém vai preso, enquanto os palermas vão sendo esmifrados até ao tutano para pagar os calotes...

    ResponderEliminar
  2. nao será deficit de 10 milhoes ao ano?

    ResponderEliminar
  3. Sim, mas agora só falta dizer "o Ministério Público tem que investigar"...
    Isso, desresponsabilize-se o verdadeiro culpado - o zé povinho - que bem sabia quem tinha na Câmara, e que mesmo assim o foi reconduzindo - sucessivamente ao longo de 35 anos! - com o seu VOTO, aprovando assim e incentivando até todos estes disparates e devaneios delinquentes!!
    Peça-se agora ao Ministério Público e à P.J. que façam o impossível e venham com uma peneira tentar tapar o sol!
    Desresponsabilize-se assim o principal culpado - O POVO - que é o VERDADEIRO RESPONSÁVEL em democracia: sabia quem lá estava e qui-lo!
    Não se venham agora queixar!!
    Ou então temos que chegar à conclusão que este sistema político da DEMOCRACIA não serve, porque o povo é "inimputável" - não tem formação suficiente para escolher...
    E aí já será diferente...
    Agora, para quem defende a democracia: resta simplesmente pagar, porque os políticos (ao contrário do que muita gente pensa) não são responsabilizados por mera má gestão ou até gestão ruinosa ou danosa!
    Neste regime, a única responsabilidade a que estão sujeitos é a das urnas de voto!
    E neste caso até reforçadamente defendido por inúmeras reeleições.
    Por isso, o que querem agora? Vão dizer que não sabiam?
    Acordaram hoje??
    Pague-se.
    Neste regime que temos é o que resta fazer.

    ResponderEliminar