quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O PDM diz-lhe respeito


Uma reportagem do Porto Canal explica por que devemos prestar atenção ao Plano Director Municipal (PDM) do nosso município. Este documento devia servir para gerir o território de forma equilibrada. A prática é diferente e sucedem-se as ilegalidades em matérias de licenciamento:

- Dos 278 municípios apenas 70 têm o PDM aprovado. Dos 86 concelhos do Norte apenas 33 têm o documento aprovado, 5 não têm plano e nos restantes está em processo de revisão.
- As alterações do PDM são a segunda maior causa de corrupção do país. Dos 348 casos de corrupção investigados pelo Ministério Publico, entre 2004 e 2008, 50 eram referentes a alterações de PDM com vista a beneficiar interesses económicos ilegítimos.
-Em média cada PDM demora seis anos a ser aprovado. Há PDM que demoram 10 anos até serem aprovados.
-Paulo Morais explica como os promotores adquirem terrenos em zonas agrícolas e conseguem depois uma licença de construção ou alvará de loteamento. “Terrenos que valiam 50 mil euros passam a valer 700 ou 800 mil euros”, resume o vice-presidente da TIAC. A Quinta do Ambrósio é um exemplo paradigmático.
- Conheça ainda o caso do Shopping Cidade do Porto. O edifício ilegal que já devia ter sido demolido e que continua de pé no Porto. Um hino às violações do PDM.

1 comentário:

  1. No caso do Shopping, acho que só não veio abaixo porque fazer isso ainda é um bocado carote.

    ResponderEliminar