terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Um episódio da lenta agonia dos Estaleiros de Viana do Castelo


A Atlânticoline, S.A., empresa pública de transporte marítimo dos Açores, encomendou dois navios a numa empresa espanhola no valor de quase 18,7 milhões de euros. Foi em Abril de 2011. Infelizmente, a história não começa aqui.
Esta empresa pública tinha encomendado os mesmo ferries, o Atlântida e o Anticiclone, aos Estaleiros de Viana do Castelo (EVC). O Atlântida chegou a ser entregue à empresa açoriana, mas foi por esta rejeitado, por não cumprir a velocidade máxima contratada, estando em causa uma diferença inferior a 1,5 nós. Por isto, em 2009 a Atlânticoline rescindiu o contrato com os Estaleiros, pagando, para o efeito, mais de 350 mil euros em honorários a advogados. Da rescisão resultou o dever do pagamento de cerca de 40 milhões de euros por parte dos Estaleiros à Atlânticoline, que ficou em mãos com um navio pronto e outro que estava em construção.
O Atlântida é um ferry avaliado inicialmente em cerca de 50 milhões de euros e, a pedido da Atlânticoline, até contém um salão equipado com slot-machines e condições  para ser transformado em minicasino, além de camarotes, suítes, zona de infantário e outras características duvidosas para um ferry de uma empresa pública. O Anticiclone já tinha o casco pronto quando a Atlânticoline decidiu pôr fim ao contrato. Por tudo isto, e a somar à conta, a empresa detida pelo Governo açoriano fretou à grega Hellenic Seaways dois navios para assegurar o transporte entre as ilhas do arquipélago em 2010 e 2011, num valor superior a 21 milhões de euros.
Este contrato foi realizado por dois ajustes directos, nos quais se encontra prevista a «eventual prorrogação para a operação comercial do ano 2012». Mais uma história que parece inventada por alguém que não gosta do país.

Este episódio vem relatado no livro “Má Despesa Pública”, à venda em todo o país. Aqui se percebe como as entidades públicas são, muitas vezes, as maiores inimigas do bem comum. 

2 comentários:

  1. são os excelentes estaleiros que não são capazes de cumprir um simples contrato que querem estar mais dez anos a viver do tacho publico, sem terem operações comerciais? tenham vergonha!! Claro que há demasiada arrogancia e despreso pelo bem publico quando o governo regional dos Açores se arma em patrãp rico quesó quer o navio desde que tenha tudo o que os incompetentes inspectores que o tal governo de ricos nomeou e não soube com tempo minimizar o erro que como se via já acaba por ser pago pelo mesmos : os camelos que pagam impostos e nomeiam arrogantes jotinhas para governos de aqui e ilhas. Tenham vergonha eleitores de fé inabalável e abram esses neuronios para não andarmos a pagar birrices/burrices com pao de ló.

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  2. Aos responsáveis deste blog, vejam no basegov as adjudicações que os ENVC fizeram este mês. Agora que vão fechar é que compraram as matérias primas..

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