A Atlânticoline, S.A., empresa pública de
transporte marítimo dos Açores, encomendou dois navios a numa empresa espanhola
no valor de quase 18,7 milhões de euros. Foi em Abril de 2011. Infelizmente, a história
não começa aqui.
Esta empresa pública tinha encomendado os
mesmo ferries, o Atlântida e o Anticiclone, aos Estaleiros de
Viana do Castelo (EVC). O Atlântida chegou
a ser entregue à empresa açoriana, mas foi por esta rejeitado, por não cumprir
a velocidade máxima contratada, estando em causa uma diferença inferior a 1,5
nós. Por isto, em 2009 a Atlânticoline
rescindiu o contrato com os Estaleiros,
pagando, para o efeito, mais de 350 mil euros em honorários a advogados. Da
rescisão resultou o dever do pagamento de cerca de 40 milhões de euros por
parte dos Estaleiros à Atlânticoline, que ficou em mãos com um navio pronto e
outro que estava em construção.
O Atlântida é um ferry avaliado inicialmente em cerca de
50 milhões de euros e, a pedido da Atlânticoline, até contém um
salão equipado com slot-machines e condições para ser transformado em
minicasino, além de camarotes, suítes, zona de infantário e outras
características duvidosas para um ferry de uma empresa pública. O Anticiclone já tinha o casco pronto quando a Atlânticoline
decidiu pôr fim ao contrato. Por tudo isto, e a somar à conta, a empresa detida
pelo Governo açoriano fretou à grega Hellenic Seaways dois navios para
assegurar o transporte entre as ilhas do arquipélago em 2010 e 2011, num valor
superior a 21 milhões de euros.
Este contrato foi realizado por dois ajustes
directos, nos quais se encontra prevista a «eventual prorrogação
para a operação comercial do ano 2012». Mais uma história que parece inventada
por alguém que não gosta do país.
Este episódio vem relatado no livro “Má
Despesa Pública”, à venda em todo o país. Aqui se percebe como as
entidades públicas são, muitas vezes, as maiores inimigas do bem comum.
são os excelentes estaleiros que não são capazes de cumprir um simples contrato que querem estar mais dez anos a viver do tacho publico, sem terem operações comerciais? tenham vergonha!! Claro que há demasiada arrogancia e despreso pelo bem publico quando o governo regional dos Açores se arma em patrãp rico quesó quer o navio desde que tenha tudo o que os incompetentes inspectores que o tal governo de ricos nomeou e não soube com tempo minimizar o erro que como se via já acaba por ser pago pelo mesmos : os camelos que pagam impostos e nomeiam arrogantes jotinhas para governos de aqui e ilhas. Tenham vergonha eleitores de fé inabalável e abram esses neuronios para não andarmos a pagar birrices/burrices com pao de ló.
ResponderEliminarAos responsáveis deste blog, vejam no basegov as adjudicações que os ENVC fizeram este mês. Agora que vão fechar é que compraram as matérias primas..
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