quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

E assim nasce mais um campo de futebol

             Parque Desportivo do Casalinho - Alpiarça


Este é de ontem. E vem de Alpiarça, um concelho com 7.702 habitantes  (CENSOS 2011) que lançou o concurso para a construção do campo de futebol de 7 do Parque Desportivo  do Casalinho por  345 mil euros - segundo a autarquia, parece que ainda faltam os balneários de apoio, bancadaestacionamento, parque Infantil e espaços verdes envolventes (como ilustra a foto do projecto). Esta autarquia deve ter muita devoção ao futebol ou então já saldou a dívida que em 2011 a levou a aderir ao Plano de Saneamento Financeiro (PSF), obtendo um empréstimo de 6,1 milhões de euros para liquidação da dívida que ultrapassava os 13 milhões de euros. Em 2011 (acta da Assembleia Municipal de Alpiarça – Reunião Extraordinária, realizada no dia 15 de Março de 2011), o presidente da câmara reconheceu a "insustentabilidade financeira da autarquia", "uma dívida de valor demasiado elevado (13.323.000,00€) para a dimensão da autarquia", e a existência de "várias obras de grande envergadura" para as quais a Câmara não tinha fundos suficientes. Sem o empréstimo, o município ver-se-ia em desequilíbrio estrutural, "o que colocaria a Autarquia nas mãos do Estado, retirando autonomia ao Município." E é caso para dizer que a memória parece ser curta para aqueles lados do distrito de Santarém. 



N.B: O Má Despesa bem sabe que há fundos públicos comunitários metidos ao barulho - este outro aspecto será aqui tratado na devida altura.

7 comentários:

  1. Se não aparecer uma lista que bem estruturada apresente propostas confiaveis de tremos uma gestão pública a moda da Finlandia com gestores de carreira não sei onde vamos arranjar dinheiro para pagar as loucuras destes autarcas. 7 002 eleitores !! a minha freguesia tem 30 000 e provavelmente não gasta metade destes lunaticos, especialistas em ..bicicletas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil arranjar uma lista alternativa competente, pois uns carecem de credibilidade, os outros entretêm-se a destilar ódios e guerras de interesses pessoais.

      Eliminar
  2. Essa mesma autarquia, gerida pelo PCP com maioria absoluta, recusa propostas da oposição (independentes) para a criação de hortas comunitárias e para melhoramento desse espaço a realização de um parque de autocaravanas. Diga-se que esse local tem 1 mini campo de jogos (anterior protocolo DGD/BES) e equipamento de parque infantil. A proposta seria arborizarem o local, ajardinarem e fazerem pequenas estruturas. Tudo sobre administração directa e com trabalhadores camarários.

    ResponderEliminar
  3. É inacreditável que situações aconteçam quando o nosso país está na situação que está devido ao despesisimo dos nossos politicos. Esses autarcas de Alpiarça devem ter um cerebro do tamanho de uma galinha para se porem a fazer uma obra dessas que nem sequer é estruturante para o desenvolvimento local

    ResponderEliminar
  4. 7002 eleitores,mas onde pretendem construir (Casalinho) tem cerca de 200 habitantes e a maior parte, população envelhecida. Diga-se que Alpiarça tem diversos campos de futebol e pavilhões que terão uma ocupação diária quase nula.

    ResponderEliminar
  5. Esse valor é só o previsto para o relvado. Balneários, parque de estacionamento, iluminação, etc... não são financiáveis. Resultado: valor total previsto no orçamento é de 612.000 euros !!! Curiosidade 1- A câmara desliga boa parte das luzes aos seus munícipes "para poupar. Curiosidade 2- A câmara está super endividada e teve de recorrer a um Plano de Saneamento Financeiro. PSF.

    ResponderEliminar
  6. Farto que destruam os meus impostos28 de janeiro de 2014 às 22:05

    Vejam como Alpiarça é "altamente deficitária" de instalações desportivas
    < http://todosporalpiarca.weebly.com/uploads/2/3/2/1/23215026/desporto.pdf >
    Numa população que não chega a 8000 almas e que tem um dos maiores índices de idosos da região.

    ResponderEliminar