segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O mau exemplo que vem do Cartaxo





Há casos que não devem ser ignorados e Cartaxo é um deles. No Sábado o jornal Público contava que o município do Cartaxo andou, de 2011 a Agosto de 2013, a reter ilegalmente as contribuições devidas à Caixa Geral de Aposentações (CGA) e que lhe devia 1,4 milhões de euros. Consequentemente, a CGA não reconheceu o estatuto de pensionista a 22 ex-funcionários que recebem as pensões directamente da autarquia desde 2011. A câmara andou a violar a lei e os direitos dos trabalhadores mas não perdeu a sede de obra - e o governo patrocinou o vício. Cartaxo tem uma das maiores dívidas nacionais, apurada em 57 milhões de euros - sem contar com a dívida da empresa municipal Rumo 2020, EM -, e conta com menos de 25 mil habitantes (24.462, CENSOS 2011) mas a autarquia (10%) e o ministério da Administração Interna (90%) não deixaram de aplicar cerca de 1,5 milhões de euros na construção de uma nova esquadra da PSP para 41 agentes efectivos (fonte da autarquia). Demorou quatro anos a ser construída (por atrasos nos prazos definidos, erros de projecto e falência do empreiteiro) e foi inaugurada - sem estar pronta- no dia 15 de Outubro de 2013, não fosse o último dia de mandato do presidente de câmara cessante Paulo Varanda. "Foi um edifício vazio de móveis, de equipamentos e sobretudo de polícias, aquele que encontramos na inauguração da nova esquadra da PSP do Cartaxo", descreveu o jornal O Ribatejo. Depois de descerrar a placa da inauguração onde consta o seu nome, Paulo Varanda disse que os polícias não apareceram porque "a PSP entende que o edifício não reúne ainda as condições para a instalação dos efectivos, porque está a faltar o contrato de electricidade com a EDP, que é da responsabilidade do Ministério, a instalação do sistema de segurança interna para o qual não houve ainda disponibilidade para fazer a sua instalação por parte da mesma entidade”. Será que Paulo Varanda e outros têm noção daquilo que andaram a fazer? 

8 comentários:

  1. Os eleitores do Cartaxo deviam ter um pouco de vergonha de após avisados repetidamente votarem emgente como Paulo Varanda e compinchas. Ainda há melhor ribatejanos: se forem a madeira podem trazer de lá o louco que ainda vos endividará mais rapido.

    ResponderEliminar
  2. Como Paulo Varanda que SOU - na primeira pessoa - gostaria de afirmar que para além de muito mau gosto que este post apresenta, corresponde a uma perfeita mentira - quer em termos de valores quer em termos dos factos descritos.

    Mas também deixo aqui um testemunho que a máfia está prestes a ser desmascarada!

    Desta feita não com declarações "políticas" que infelizmente no nosso país nada valem... mas com FACTOS... e estou quase quase a ficar muito feliz por lutar ao lado do povo e vencer a calúnia e a mentira... bem como essas redes montadas de tráfico de influencias... dinheiros e tudo e mais alguma coisa!

    Bem haja e obrigado pela oportunidade que me dão... nem que seja para responder a uma MENTIRA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Agradecendo desde já a sua atenção, e admitindo a hipótese de ser aquele cuja identidade refere, cumpre informar que o Má Despesa tem dificuldade em perceber o âmbito do seu comentário atendendo aos seguintes aspectos:
      1- Não se encontra contestação aos números nem referência a qualquer facto em concreto, e como dizem que os gostos não se discutem, o seu comentário afigura-se extremamente subjectivo, o que impossibilita os autores de responder;
      2- Toda a informação divulgada no texto encontra-se publicada pela autarquia e jornal citados (o texto contém os links para as respectivas fontes, como é regra neste blogue).

      Em abono da eficácia da sua acção, sugere-se que se vire contra as fontes e não contra os mensageiros.

      Volte sempre.

      Eliminar
  3. E ainda vem um ex-Presidente chorar-se para o Jornal que o andam a enxovalhar.
    A enxovalhar andou ele a fazer ao Cartaxo , que colocou esta cidade nas primeiras páginas dos jornais, pelos piores motivos (Dívidas).
    Não existe um "Pingo de Vergonha" nesta gente

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela simpatia e desde já peço desculpa por não mencionar género ou número – pois francamente não consigo perceber a quem me dirijo.
    O meu nome é Paulo Varanda e registei-me com a minha conta +Google (que já não é recente), como se poderá ver. Creio que a minha identidade poderá ser facilmente aferida – e se entenderem estou disponível para proceder a qualquer tipo de confirmação!

    O mesmo já não se poderá afirmar em relação às fontes e ao teor da informação que propagandeiam neste site em relação a mim. Se calhar é a minha “identidade” que não consegue ter essa clarividência.
    Ainda assim, o trabalho de cortar e colar fontes sem procurar a verdade, claro que simples se torna quando não assumimos responsabilidades pelo que dizemos (ou escrevemos) – apenas denegrimos pessoas sem sequer estarmos preocupados com o quem, o que, quando, onde, como e para que! Tal como as mafias políticas (e de outra ordem) neste país fazem…
    … Até fica um “cheirinho” a “encomenda”!
    Ora se se procurar mais fundo – não é preciso ir tão fundo assim – é só visualizar-se os documentos públicos e verificados pelo tribunal de contas - para se perceber que no período que iniciei funções como presidente de câmara, todas as contribuições relativas s funcionários e obrigatórias foram pagas na totalidade! (mas o corte e costura é mais fácil…).- ou seja o que foi aqui referido que não foi pago! Aliás se não tivesse sido pago, mesmo que não fosse por meu princípio de ação e decisão – seria criminoso (FYI) e teria sido julgado por isso!
    Quanto à esquadra – parte do que aqui se diz até é verdade (demorou 4 anos a construir):
    Atrasos na construção/ falência do empreiteiro - quem na altura tinha a pasta da administração interna e era o responsável pela transferência dos dinheiros da administração central para o município?

    Erros de projeto: quem fez o projeto e o forneceu ao município para o colocar a concurso? (sim – não foi o município que contratou a execução do projeto – ele foi já entregue como estando pronto e inclusivamente implementado em mais áreas do país). Quem foi (entidade e pessoas)?

    Percentagem de responsabilidade na obra – de “€ 1,5 M” (adjudicada por pouco mais de € 1,2 M que também pode facilmente ser comprovado) – quantas esquadras no país não foram comparticipadas a 100 % pela administração central? Ver-se-á certamente que as respostas são surpreendentes.
    A esquadra foi inaugurada estando pronta – apenas faltava um contrato de eletricidade – aliás, a comunicação social que esteve presente, tal como as cerca de 100 pessoas no ato, verificaram que o edifício estava pronto e com luz – contador de obras – e mais – a presença de um membro do governo esteve confirmada até 4 dias antes… porque depois haviam “reuniões” – porque terá sido? Mais: de quem era a responsabilidade de cerca de 3 meses antes do dia em que se processou a inauguração, tratar dos contratos EDP (quadro definitivo) e finalizar o trabalho de rede de comunicações internas da PSP?
    É verdade ou não que os móveis estavam na esquadra (há mais de um ano e meio) e que a PSP não os montou por não ter autorização “superior”? De quem?
    E ainda em relação aos móveis é verdade ou não que já depois da inauguração do edifício eles foram transportados para parte incerta? Sim!!! Os que estavam guardados em obra, prontos a serem montados e que foi negada autorização à Câmara para proceder à sua montagem… – “Provavelmente” para serem montados noutra esquadra que foi inaugurada porque era mais “à cor”.
    É verdade ou não que há duas semanas foram transportados móveis usados para que esta esquadra possa novamente ser inaugurada? Sim… USADOS!! Onde estão os outros que foram adquiridos novos?

    ResponderEliminar
  5. Mais há mais perguntas sobre o quem, fez o que, quando, onde e para que!! Mas essas eu terei oportunidade de as dirigir nos fóruns próprios. E também tenho as respostas documentadas!
    E só para esclarecimento – a esquadra será inaugurada novamente e aparentemente – foi isso que foi anunciado no dia em que este post foi colocado (curiosas coincidências) – e a PSP NEM SABIA DISSO!!! PASME-SE!! A PSP DISTRITAL E NACIONAL!!! PORQUE TERÁ SIDO…??? Eu sei… dá vontade a até de rir…

    “Em abono” do esclarecimento da minha ação proponho que se interiorize que não estou a “virar-me” contra ninguém… Defendo a Verdade e a Razão combato a tirania do medo e das opressões. Sou um construtor e por isso… sendo essa uma missão entre muitas outras na minha vida… não estou preocupado em absolutamente mais nada – a não ser obviamente com a minha integridade moral e pessoal que aqui foi vilmente atacada com menção de “algumas” “fontes”.

    Bem haja

    ResponderEliminar
  6. Acho extremamente curioso, não ter obtido até hoje nenhum esclarecimento às mentiras que são aqui publicadas... Continuam a usar este veículo para denegrir o meu bom nome, meu trabalho e... NADA! Pois meus senhores (e agora que já sei - Minhas senhoras - também) - é de facto de lamentar que sejam também vocês parte desta máfia que procura definhar o país, escondidos numa falsa liberdade que vos torna - aparentemente - impunes. Também a vós dos transmito: a vossa existência constitui, tal como os partidos, uma forma para meia dúzia se pavonearem como arautos da transparência e integridade quando o que representam efectivamente não é mais do que um flop... ainda bem o o ministério público está já a fazer o seu competente trabalho!

    Saúde para vós... que o que quer que seja mais do que isso, custa-me desejar...

    Lixo!

    ResponderEliminar