quarta-feira, 14 de maio de 2014

Como ter voz na Europa




A participação política dos cidadãos não deve limitar-se aos actos eleitorais e a reportagem da Euronews "Cidadania na UE" enumera as formas possíveis de participação dos cidadãos na tomada de decisões do seu interesse: 
“Realmente, as eleições europeias acontecem de 22 a 25 maio e dão aos eleitores a oportunidade de influenciar a direção política da União Europeia. Se é um cidadão europeu residente noutro país da UE, também tem direito a votar nas eleições locais. No entanto, as eleições não são a única forma dos cidadãos da UE se fazerem ouvir.
Quando a Comissão Europeia considera uma nova iniciativa política ou uma revisão da legislação existente é, normalmente, feita uma audiência pública. Aberta a todos os cidadãos interessados​​, empresas e outras organizações, que são convidados a expressar as suas opiniões e utilizar os seus conhecimentos, para ajudar a moldar a futura proposta. Além disso, enquanto cidadão da UE pode iniciar ou apoiar uma iniciativa de cidadãos europeus.
Este é um convite para a Comissão Europeia propor legislação em questões sobre as quais tem competência, tais como o ambiente ou a saúde pública. Assim que 1 milhão de cidadãos residentes em pelo menos sete países da UE-manifestarem o seu apoio, é feita uma pública no Parlamento Europeu. Depois, a Comissão adota uma resposta formal, explicando a sua decisão. Outra forma de se fazer ouvir é fazendo uma petição no Parlamento Europeu sobre questões relacionadas com a política da União Europeia que o afectam directamente, em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE.”

Pode saber mais sobre os seus direitos no site oficial  da UE ou ligando para o: 00 80 0 6 7 8 9 10 11.


A reportagem é do programa u talk da Euronews. "O u talk é uma emissão semanal interativa que lhe permite fazer todas as perguntas que queira sobre a Europa: funcionamento, desafios, problemas... Para responder a essas questões, apresentaremos uma pequena reportagem ou convidaremos um especialista." Se gosta da ideia, pode participar aqui.

1 comentário:

  1. Para que serve um Parlamento que só reúne 4 dias por mês? O que fazem os eurodeputados, para além de gastarem o dinheiro dos contribuintes, nos restantes dias? E para que serve uma Comissão Europeia cara e inútil, sem poderes nenhuns e que na prática é uma "marioneta" do Conselho Europeu, ou seja, da Alemanha? Como é possível uma União Económica e Monetária sem uma União Bancária e Fiscal? Já percebeu a (ir)relevância destas Eleições Europeias, ou ainda não? E o pior é que aqui você não elege as pessoas. Você "só" pode eleger os partidos e eles é que nomeiam quem querem. Bela Democracia esta, não é? Até permite eleger pessoas por antecipação graças aos "lugares elegíveis". Mesmo que você não as queira já lá estão. É só o partido querer.

    ResponderEliminar