quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Olha o Pai Natal da GNR!


E lá acaba de ser lançado o tradicional concurso público dos Serviços Sociais da GNR para a compra de brinquedos de Natal no valor de 154 mil euros. Destinam-se aos filhos dos militares menores de 12 anos. 
No ano passado, como o Má Despesa Pública revelou, o concurso apresentava o valor-base de 100 mil euros, tendo sido adjudicado um contrato de 88.736,37 euros com a Editora Europa-América. Em 2012 tinham sido quase 75 mil euros para o mesmo fim. Agora, e como a austeridade parece já ter passado à História lá para os lados da GNR, as prendas parecem que vão ser bem melhores. 

9 comentários:

  1. Na Marinha, os brinquedos distribuídos no Natal aos filhos dos militares e funcionários civis eram adquiridos com os lucros das cantinas das unidades; não se gastava um cêntimo que fosse de verbas públicas. Suponho que na GNR o procedimento será idêntico. A "Má Despesa Pública" deveria averiguar este pormenor antes de criticar o ocorrido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pois! É por essas e por outras parecidas que estamos no estado em que estamos. Haja paciência.

      Eliminar
    2. Para estes blogs da treta a seriedade é coisa secundária.

      Eliminar
  2. Mais uma vergonha descarada.
    Se não fosse dinheiros públicos nunca seria publicado no portal base, se o é não existe duvidas.

    ResponderEliminar
  3. Sou militar da GNR e os brinquedos dos meus filhos estão mais que pagou com os meus descontos mensais para os serviços sociais da Gnr, que são sustentados pelos descontos dos militares e não pelos contribuintes. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  4. O mesmo acontecia com os bancos eu agora sou mae mas quando era menor a minha mae descontava para esse brinquedo que me era oferecido na festa de natal do banco. alias a minha mae decontou para a sua reforma estes anos todos para o fundo dos bancos que E DELA, A SEGURANCA SOCIAL nao tinha dinheiro foi buscar os decontos DELA E AGORA vamos a ver se ela tera ate ao final da sua vida a reforma que ela descontou para si propria. Descontos que ela fez do seu ordenado de muitas DECADAS!!! Disto ninguem FALA!

    ResponderEliminar
  5. Esclarecimentos:

    1. Se se trata de um concurso público, é porque se trata de dinheiro público!

    2. O concurso mencionado foi real: a 29 de Novembro de 2013 a Europa-América assinou um concurso público (906825) com os Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana para a aquisição de prendas de Natal para as crianças até aos 12 anos filhos dos beneficiários dos SSGNR. O valor contratual era de 88.736,37 € (acrescido de IVA). Preço total efectivo. Consta na base, por isso aqui há seriedade.

    3. Já desempenhei várias funções e descontei para vários serviços sociais, no entanto, os meus filhos nunca tiveram "direito" a prendas de Natal!

    4. Deviam usar o dinheiro público para melhorar os locais de trabalho e fornecer algo mais que fosse preciso.

    5. NOTA FINAL: A editora que ganhou e venceu o concurso não pagou os ordenados em atraso aos seus trabalhadores! Isto é que é mais triste: Não houve "prendas nesses sapatinhos"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os SSGNR constituem uma pessoa colectiva de direito público dotada de autonomia administrativa e financeira e património próprio."
      São os militares que contribuem e mais ninguém.
      Assim sendo, não é dinheiro público.

      Eliminar
  6. É inadmissível que empresas que tenham alguma dívida possam entrar em concursos públicos. É o estado em que se encontra o nosso País. Os grandes ficam impunes (como é o caso dos Bancos em falência) e o contribuinte é que paga pelas "porcarias" que eles fazem.

    ResponderEliminar