quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Guimarães não quer abdicar de mais uma auto-estrada?




Um leitor partilhou com o Má Despesa o que se passa lá para os lados de Guimarães a propósito da construção de um novo acesso ao Avepark e que considera "uma derradeira fogueira de dinheiro à custa dos contribuintes", obra defendida, inclusive, pelo Eixo Atlântico e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte. 
"O AVE Park é um consórcio detido a 50% pelo Município de Guimarães e fica nos arredores da cidade (a anterior figura jurídica do AVE Park foi extinta por dívidas de 7 milhões).
A Câmara Municipal de Guimarães (CMG), e TODOS os partidos com assento na Assembleia Municipal concordam com a existência desta ligação, com perfil de auto-estrada, que vai no fundo poupar 5 minutos ao trajecto de percurso de carro até à cidade. O único ponto de discórdia é a localização do traçado, com uns a defenderem que devia cruzar zonas REN e RAN e ser construída uma nova ponte (!) sobre o AVE e outros a defenderem que era melhor ter uma via de quatro faixas a passar no centro de localidades urbanas.  Fazer uma auto-estrada para se fazer em 5 minutos e com menos de 10km devia ser uma anedota mas para os defensores disto é uma benesse - é que devido à curta distância fica isenta do tipo de estudos de impacto que normalmente estão sujeitas as auto-estradas. De onde vem o dinheiro? Do contribuinte português mas também do europeu: Bruxelas decidiu que no próximo quadro comunitário não haveria mais lugar a projectos rodoviários em Portugal mas conseguiu-se negociar este disparate de alguma forma, e agora vai ser das poucas excepções em Portugal. A CMG não partilha qualquer informação relativa aos fundamentos económicos do projecto, apesar de já estar a contactar os proprietários dos terrenos a expropriar e estar a fazer o projecto.
Guimarães tem uma taxa de desemprego superior à média nacional e existiram recentemente dois despedimentos colectivos de centenas de pessoas mas há sempre dinheiro para gastar no betão em vez de criar trabalho com sustentabilidade económica para os cidadãos.
Perguntas:
- Se for construída, quanto irá custar esta micro-autoestrada ?
- Quantos milhões de euros em asfalto corresponderão a cada utente do AVE Park? 
- Quanto custaria um autocarro gratuito desde o centro da cidade até ao AVE Park'"




2 comentários:

  1. Procurem também pela ("auto-")estrada Aveiro-Águeda, 20km que väo custar 20M€, as Estradas de Portugal recusaram-se a fazê-la, mas a comunidade intermunicipal diz que vai fazer. Porque agora 20km säo feitos de carro em 35 minutos, por acaso o mesmo tempo que demora o comboio, mesmo que näo tenha sido melhorado em 50 anos.

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  2. Não há crise que resista ao BETÃO: o melhor amigo do homem a seguir ao cão.
    Mas também pode ser o coveiro de um país (com as pessoas lá dentro)!
    Passou depressa a memória do que nos aconteceu desde que aderimos à CEE, em que passaram a entrar Fundos Comunitários aos milhões e se delineou a estratégia do betão, diligentemente continuada até que a crise de 2007 a veio desnudar em toda a sua nudez.

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