terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Hospital de Viseu anda a "queimar" enfermeiros?


 
O caso parece digno dos anos sessenta mas é relatado pelo Jornal do Centro na semana passada (edição de 2 de Outubro) e merece ser transcrito por motivos óbvios.
«Ao Hospital tondelense já dão o nome de “unidade de queimados”. Em causa, as guerras entre enfermeiros e a diretora do serviço. Ordem formalizou duas queixas e processos estão em “apreciação”.
A “transferência compulsiva” de um enfermeiro do hospital de Viseu para o de Tondela está na base de uma queixa apresentada contra a enfermeira diretora do Centro Hospitalar na Ordem dos Enfermeiros. O profissional foi transferido depois de testemunhar a favor de um colega que também tinha apresentado uma queixa e que deu origem a um processo disciplinar.
À Ordem e aos sindicatos têm chegado “informalmente” mais denúncias que envolvem a responsável de enfermagem. Esta é uma das duas queixas que a Ordem dos Enfermeiros tem em “apreciação” e que foram apresentadas contra a enfermeira diretora do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV). Os processos disciplinares estão na mão do Conselho Jurisdicional Regional que está a investigar os casos. Em causa, ao que o Jornal do Centro apurou, estão questões relacionadas com “as relações profissionais” entre enfermeiros e quem os dirige.
O primeiro caso envolve um enfermeiro que foi despedido três meses depois de ter começado a trabalhar no Hospital de Viseu. Tudo começou quando anunciou que iria usufruir do período de licença de paternidade a que tinha direito ao que a enfermeira diretora terá dito que “se soubesse que ia ser pai não o tinha contratado”, uma declaração que terá sido proferida durante uma reunião do serviço a que estava afeto (Urologia) e onde estavam presentes mais pessoas. (...)»

Sem comentários:

Enviar um comentário