sexta-feira, 1 de julho de 2016

Anda tudo a dormir na Presidência da República?


Há anos que o Má Despesa GRITA por mais transparência nas contas da Presidência da República. Esta gente cansa-nos, mas não desistimos. O caso da detenção do director do Museu da Presidência da Republica só vem demonstrar que para os lados de Belém reina a má gestão do dinheiro público. Não há qualquer transparência na contratação de serviços nem qualquer inventário dos objectos existentes em Belém. Repare só nestas suspeitas reveladas pelo Público.
  1. Objectos do Estado em casa de Diogo Gaspar. Móveis antigos, tapeçarias e quadros foram alguns dos objectos do espólio do Museu da Presidência da República que foram apreendidos pela Polícia Judiciária em casa do director da instituição, o historiador Diogo Gaspar, e de amigos seus. Os objectos apreendidos terão pertencido a antigos Presidentes da República ou terão sido oferecidos aos chefes de Estado nas suas visitas oficiais ao estrangeiro
  2. Peças oferecidas aos Presidentes da República sem qualquer controlo. “Até o Museu da Presidência ter sido inaugurado, em 2004, não havia qualquer regra que estabelecesse quem ficava com o quê e qual o destino a dar às peças, que ainda hoje podem ser ou não doadas ao museu”, refere o Público.           
  3. Empresas do director trabalham para a própria Presidência. É que alguns dos “bens culturais e artísticos” foram encontrados em empresas ligadas a Diogo Gaspar que prestariam serviços à Presidência de República e ao respectivo museu.  "As autoridades acreditam que estas empresas, pelo menos uma na área da museologia e outra do catering, serão de Diogo Gaspar, apesar de formalmente este não integrar os respectivos órgãos sociais. O director do Museu da Presidência usaria o seu lugar para contratar serviços a ele próprio, por valores acima do valor de mercado que prejudicariam o erário público". 
  4. Quem são os “amigos” de Diogo Gaspar. O director do Museu ofereceu até peças da Presidência da República a “amigos”. Quem é esta gente?
  5. Os medalhados do costume. “Diogo Gaspar foi condecorado a 16 de Fevereiro de 2016 com o grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago, pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, pelo seu trabalho prestado como responsável do Museu da Presidência da República, desde o seu início, em 2001. Diogo Gaspar foi escolhido para o cargo pelo Presidente Jorge Sampaio, que também o condecorou”, refere o Observador.

Sem comentários:

Enviar um comentário