segunda-feira, 16 de abril de 2018

Três debates no Festival Política


O Festival Política arranca na quinta-feira no São Jorge, em Lisboa. Da programação, destacamos três debates sobre justiça e igualdade. Encontra aqui a programação completa.

19 de Abril. 17h30
A Justiça é Racista?
A partir de casos judiciais que têm tido cobertura mediática e a par da análise de situações vividas no quotidiano, vamos responder às seguintes questões: A legislação portuguesa garante uma protecção eficaz contra o racismo e a xenofobia? Porque razão quem nasce em Portugal não é automaticamente português? As instituições são eficientes a combater a não discriminação no exercício de direitos por motivos baseados na raça, cor, nacionalidade ou origem étnica? 


20 Abril. 17h00
Que diversidade religiosa existe em Portugal? 
Jovens de diferentes religiões vão partilhar as suas experiências sobre o convívio inter-religioso, preconceitos e desconhecimento sobre os seus cultos num país que é considerado “extremamente tolerante” em matéria religiosa, e apresentar soluções para uma melhor integração quotidiana das suas práticas confessionais. 


21 Abril. 17h30
Que papel para as comunidades ciganas? 
É uma das comunidades mais ostracizadas em Portugal e em que o preconceito continua a dar cartas. O que falha? É possível mudar de paradigma? Como é que a própria comunidade vê a questão? Vamos também reflectir sobre as problemáticas inerentes à condição feminina nas comunidades ciganas e sobre o papel da mulher cigana enquanto veículo de mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário