sábado, 23 de março de 2013

CORRECÇÃO-Reguengos de Monsaraz: muito gastar leva ao faltar



CORRECÇÃO: ESTE CONCURSO FOI ANULADO, por deliberação da Câmara Municipal, de 26.12.2012.

O concelho de Reguengos de Monsaraz tem 10.828 habitantes (CENSOS 2011).
A autarquia decidiu construir um parque desportivo, o Desporto XXI. No passado mês de Janeiro, foi lançado o concurso público para a empreitada da 1.º fase da obra, " contemplando a execução de trabalhos de criação de um conjunto de infra-estruturas desportivas ao ar livre designadamente, circuito de manutenção, polidesportivo, zona infanto-juvenil, zona radical, zona de jogos tradicionais, e zona de estacionamento, com uma área de 26 306 m2 e um perímetro de 868m, devidamente vedado." O custo (inicial) é superior a 1 milhão de euros  (1.037.196,17 €).
Estamos, mais uma vez, perante um dos municípios que recorreu à ajuda financeira do PAEL - Programa de Apoio à Economia Local, tendo obtido um empréstimo de 4.872.327,01 €

19 comentários:

  1. Epá, não sejamos extremistas. Se me vão dizer que a obra custa o dobro de uma obra igual feita noutro concelho, então há um problema. Se o custo é justo, então isto é tentar ajudar a economia local por criação de empregos, e ao mesmo tempo melhoria do nível de vida das populações. Afinal, não é um elefante branco, ou carros, ou viagem caras para os meninos ministros. Esses sim, não trazem nenhuma mais valia.

    ResponderEliminar
  2. Pediu 4 milhões de ajuda financeira.. Gasta 1 milhão num parque desportivo.
    Radical.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. informa-te melhor e vaz ver que nao e assim.

      Eliminar
  3. Este tipo de autarcas, que desperdiçam o dinheiro que as autarquias não têm em obras de fachada para, enchendo o olho às populações, se perpectuarem no poder, já que vergonha na cara não têm, deviam ser, pura e simplesmente, banidos de todos os cargos públicos.
    É fácil fazer dívidas colossais para os nossos filhos e netos virem a pagar com língua de palmo.
    Por causa dos guterres e dos sócrates (da esquerda, em geral), é que o país está como está...
    'beirão'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, a culpa é da esquerda. O Cavaco teve défices médios superiores a 5%, sendo a dívida já na altura cerca de 60% do PIB. Teve que vir o Guterres reduzir isso para 3%. Depois o Barroso e o Santana deixam o país outra vez com um défice superior a 5% (já excluindo medidas extraordinárias). Vem o Sócrates e, antes da crise mundial, reduz para 3%. Depois da crise é o que se sabe, tal como se sabe bem o que anda a fazer este governo do PSD/CDS-PP. Mas a culpa é da esquerda. Têm o que merecem. Carrega PSD!!!!!

      Eliminar
    2. 'beirão'
      Este sujeito chega aqui e, zás, bolça uma data de aleivosias, e pronto, já está. As dívidas, pública e externa do país, não aumentaram à fartazana nos desgovernos socialistas do Guterres, e não foi o Sócrates e sua quadrilha que as fez aumentar para mais do dobro? Que é exactamente 'isso' que nos trouxe até aqui? À bancarrota? Com que então a esquerda (qualquer esquerda, aqui ou na reino do Botão) não é estupidamente despesista?!

      Eliminar
    3. Ao 'beirão'
      Compreendo-o em relação a gente que diz aleivosias. Mas é por haver nesta terra gente invertebrada, que estamos assim, que vão contratar um escroque como o Sócrates, que faz vida de rico há muitos anos e ninguém pergunta como. Ao menos aos espanhóis que tem outra fibra, nem passaria pela cabeça contratar um tal biltre, como a imprensa do lado de lá faz saber.

      Eliminar
  4. Esta obra só seria feita se existissem fundos comunitários de 85% do Valor da obra. Como não houve financiamento o Concurso Público está anulado há muitos meses...
    Este parque com 4 ha custaria 150 mil euros aos cofres da autarquia e do pais.
    Conclusão: Em vez do título ser "Má despesa Pública" deveria ser "Má Língua".
    Triste dia deste Blog...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, não deve ter lido bem o texto. Repare, vem para aqui afirmar que " o Concurso Público está anulado há muitos meses" mas o anúncio de concurso público, publicado em Diário da República, e que sustenta este post está datado de 23.01.2013. Deve estar a confundir algo, inclusive conceitos como "má língua". E se o concurso foi anulado seria útil, para esclarecimento, que aqui partilhasse o respectivo link do respectivo anúncio oficial.

      Eliminar
    2. Como acredito que este blog é feito por gente séria, deverão vossas exas. ver a decisão da Camara de 26 de Dezembro de 2012 (http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/conteudos/CM/reunioes/Reuniao+Ordinara+da+Camara+Municipal+de+dia+26-12.htm) onde está a anulação.
      Em 23 de janeiro está publicada a anulação do concurso público na qual nos termos da Lei teve que ser publicado todo o anúncio de 3 de setembro de 2010...
      O País já está num estado tal que não necessita deste tipo de "erros" incendiários...
      Corrijam lá se faz favor. Obrigado

      Eliminar
    3. "Má Despesa Pública" estão a afirmar uma falsidade. Em nome da verdade , deverão corrigir o que estão a afirmar.

      Eliminar
    4. Aqui vai o link para a decisão de anulação:

      http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/NR/rdonlyres/000128aa/bofprsqcmqlubatgrfopjrgvihkraxee/EditalDeliberaes25_20121226.pdf

      Ver final da página 2

      Eliminar
  5. e e so isto? novo quartel da guarda, sem necessidade. ha muitos quarteis a cair por esse portugal e este esta bom principalmente em altura de crise. tem sido parques por todas as aldeias. um desperdicio de dinheiro. mas o concelho paga o imi mais alto, agua carissims cheia de taxas. A derrama e daS mais caras. primeiro pagasse as dividas todas ficasse de cara lavada e depois fizesse entao.nao é endividar-se mais ainda. alguem devia por mao nesta gente que anda a gastar o que nao e deles. e anda toda a gente caladinha com medo por causa do primo, do filho do9 marido etc.. ainda assim nao se acabe o tacho. evora nao tem cinema mas reguengos tem. pago pela camara. quanto custa? e tanta coisa,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que o quartel da GNR é financiado em 95% por fundos comunitários e pelo Governo e a Camara ainda recebe 10% pelo edificio onde ficará o Destavemnto da GNR, o qual está a cair. será que está alguém com inveja de não saber aproveitar estas oportunidades? Este quartel já estava prometido aos Reguenguenses há cerca de 20 anos.
      O IMI pela primeira vez e pelo segundo ano consecutivo não tem a taxa de IMI máxima, como sempre aconteceu no passado.
      A derrama foi reduzida para metade para todas as empresas até 150 mil euros de volume de negocios.
      A água deste concelho tem um preço abaixo da média nacional.
      A máquina de cinema foi financiada pela Comunidade em 85% e o cinema é pago por quem a ele assiste (existem sessões com 1000 pessoas a assistir...
      Se a Câmara tem uma dívida histórica, o facto é que a obra agora aparece e o endividamento diminui.
      A verdade doi a alguns mas deve ser reposta!
      Aproxima-se a fase em que a Politica afeta alguns meninos do pápá que resolvem ser traquinas por alguns meses.

      Eliminar
  6. Fui-me informar. Este post é falso!

    A publicação em DR é de anulação do Concurso Público porque o projeto não foi financiado e não de abertura do concurso como de forma falsa é afirmado.

    Pode ser confirmada a anulação deste concurso público de 2010 no sexto item do link:

    http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/conteudos/CM/reunioes/Reuniao+Ordinara+da+Camara+Municipal+de+dia+26-12.htm

    Como não foi obtido financiamento comunitário o concurso foi anulado e publicada a anulação em Janeiro deste ano.

    A bem da verdade, retirem o post inicial.

    ResponderEliminar
  7. Quando há gente a suicidar-se porque não tem comer para dar aos filhos só a intenção de fazer um parque desportivo seja pelo preço que for já é criminosa. Está a chegar a hora dos políticos se habituarem a excluir o que é menos essencial porque o dinheiro não é ilimitado e o dinheiro que os políticos gastam não é deles é dos impostos que os munícipes pagam na maior parte das vezes com muito sacrifício. Os autarcas têm de deixar de folclore arraiais e obras para comprar votos. O dinheiro dos impostos tem de começar a ser gasto com mais rigor. E se sobrar baixem as taxas de imi e outras para que o povo possa fazer a sua própria poupança e assim também decidir na sua vida o que precisa de comprar. Porque o povo já não tem dinheiro nem para um chocolate para os filhos mas os autarcas estão abastados para delírios.

    ResponderEliminar
  8. Um município que pediu ajuda ao PAEL anda em roda livre há muito tempo, e os respectivos políticos que os levaram a isso deviam ser julgados e responsabilizados pelo descalabro que provocaram, à luz do que se estabelece no Artigo 22.º da Constituição: «O Estado e as demais entidades públicas são civilmente responsáveis, em forma solidária com os titulares dos seus órgãos, funcionários ou agentes, por acções ou omissões praticadas no exercício das suas funções e por causa desse exercício, de que resulte violação dos direitos, liberdades e garantias ou prejuízo para outrem. ».
    Mais: sendo caso disso - e tudo aponta nesse sentido pelo tamanho da dívida do município - o património pessoal dos foliões disfarçados de políticos que andaram desbaratar o dinheiro dos contribuintes, devia ser pura e simplesmente nacionalizado! e os foliões presos por muitos e bons anos.
    A anulação deste concurso não ilude o descalabro que tem sido a gestão deste concelho, e é absurdo invocar esse argumento para a branquear. Se as despesas tivessem sido geradoras de riqueza não haveriam dívidas. Excepto se estivermos a falar de eventuais riquezas pessoais... coisa que se se apurar ter ocorrido, só surpreenderá um espírito mais distraído. Não esquecer igualmente que se há dívidas há gente «à arder», com dificuldades para pagar as batatas que metem no prato em casa, porque os políticos do concelho os estão a vigarizar com as dívidas que não pagam.
    AM

    ResponderEliminar
  9. Os autarcas que se assumiram como gente acima de qualquer suspeita e defensores de todos os direitos e gestores do melhor Encobriram as dívidas e fizeram propaganda para ganhar eleições para que havia estão a ser desmascarados. Há situações que não podem continuar a acontecer. Vale tudo. Não pode a autonomia financeira tem regras não se pode continuar a assistir a gastos descabidos como acontece por exemplo na Câmara do Seixal que paga o aluguer dos autocarros que levam os trabalhadores para manifestações e como quase todos os dias há manifestações o rombo no erário público é bastante significativo. Já não chega fecharem os serviços com muita frequência deixando quem deles precisa à porta sem poder resolver os seus problemas e ainda os autocarros são pagos com o dinheiro dos impostos da população. A manifestação é da CGTP é a CGTP que deve pagar os autocarros para isso recebe as quotas dos seus associados e não a Câmara do Seixal. É por ser tudo do mesmo partido? Misturar dinheiro dos impostos da população com os interesses do Partido Comunista também é urgente que acabe.

    ResponderEliminar
  10. Já que aqui se trata a má despesa pública, é altura para condenar a contratação de Sócrates, que foi quem ajudou o país a ir à falência, para falar num canal público de televisão, canal este que é mantido à custa dos impostos de todos os portugueses, que fazem contas à vida para os pagar

    ResponderEliminar