quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Presidência do Conselho de Ministros não serve a República


E não é de hoje. Estamos no final do ano de 2013 e o site do governo, na secção intitulada "para onde vão os seus impostos?", continua a utilizar dados de 2010, apesar do Má Despesa ter alertado há mais de um ano para o mau serviço prestado pelo governo e tendo, por isso, sugerido a adopção do simulador gratuito concebido pelo cidadão Nuno Moniz - e os nossos leitores já sabem  que o simulador que lhe permite saber o destino das nossas contribuições em 2014 já está disponível para consulta gratuita. A Presidência do Conselho de Ministros (PCM) não mexe na informação que nos deve prestar relativa ao destino dos nossos impostos mas decidiu mexer no Diário da República Electrónico (DRE) e o resultado é fácil de adivinhar: menos informação disponível e uma acessibilidade duvidosa até para aqueles que todos os dias se habituaram a consultá-lo, como é o caso dos autores deste blogue. O novo site do DRE está tão mau que no inicio até julgámos tratar-se de alguma falha técnica temporária mas os dias passaram e a nova triste realidade permanece. Não é possível fazer pesquisas e nem os conteúdos da "legislação relevante" (Constituição da República Portuguesa, p. ex.) se encontram disponíveis mas, curiosamente, há uma secção que está a funcionar bem: a loja online. O Má Despesa faz votos para que esta mudança (para pior) não venha a revelar-se a crónica de uma morte anunciada do acesso gratuito e universal ao jornal oficial da República Portuguesa.

2 comentários:

  1. Pelo que li as despesas com os "especialistas" feito pelo governo de P.Coelho têm aumentado tanto que já ultrapassou os tempos loucos anteriores. E logo um jotinha que até parecia empenhado em reduzir e valorizar a f.publica. Pelos visto referia-se a arranjar novas formas de sacar dinheiro dos serviços que deviam ser publicos. A transparencia que faz com que todos os estudos feitos com dinheiro publico( na Argentina) sejam obrigatoriamente acedidos gratuitamente não tem aqui no país dos jotinhas nenhum apoio nem dos eleitores que votação após votação não encontram melhor em quem votar.Mas o que nos espera é ver a transparencia cada vez mais trasnlucida com estes "clientes" do dinheiro publico.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso também reparei nisso quando fui consultar o D.R. Online ontem! Até me assustei. E ainda ando perdido à procura do que costumava consultar tão facilmente....

    ResponderEliminar